, , , ,

Um pouco + de Ana Neute



Paulistana, Ana Neute se destacou nos Ășltimos anos como uma das principais profissionais brasileiras no mundo do design. Formada em arquitetura pela Escola da Cidade, suas peças jĂĄ foram produzidas por marcas como La Lampe, Riva, Santa MĂŽnica e Artefacto.

Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Beijo; Flutuante; Guarda-Chuva; Jabuticaba; Sputnik G; Abajur da coleção Bruta; e Elo.  (fotos: Divulgação)

Assinou instalaçÔes para Sp-Arte 2014, participou das quatro ediçÔes anuais da MADE, assim como sua edição em Milão, em 2015. Em 2016, integrou a exposição Evergreen Brasil, na Luminaire de Miami, e, em 2017, expÎs peças na Brazil S/A na Milan Design Week.

Guarda-Chuva. (foto: Divulgação)

Hoje, a designer trabalha em parceria com a Itens, que lançou sua mais recente coleção, Bruta. Com inspiração na brasilidade e no artesanato nacional, Ana escolheu o capim dourado para dar forma às luminårias, criadas a partir de uma viagem ao Quilombo Mumbuca, no Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins.

Peças da coleção Bruta. (foto: Divulgação)

"Escolhi trabalhar com o capim dourado em formas circulares e essa escolha nĂŁo foi por acaso. O cĂ­rculo, alĂ©m do significado estĂ©tico, traz um forte significado teĂłrico. É uma forma elementar, encontrada no formato da Terra, nos olhos, na barriga de uma grĂĄvida, etc. Ele nĂŁo tem princĂ­pio nem fim e Ă© reconfortante, passa uma sensação de aconchego. CĂ­rculos protegem, limitam o que estĂĄ dentro e nĂŁo permitem que nada externo entre. Eles oferecem segurança e conexĂŁo, seu movimento sugere energia e sua complexidade remete ao infinito, Ă  unidade e harmonia", a designer conta sobre a coleção, que foi pensada, desenhada, produzida e Ă© comercializada por mulheres.

Arandela B. (foto: Divulgação)

CONVERSATION

Instagram

@lardocecasa