Se você tem pouca experiência com esse assunto, certeza que vai ter dificuldade na hora de decidir qual o tamanho e material certos para que a árvore fique bem instalada em sua casa. Para não errar na escolha, é só seguir alguns passos:
O primeiro passo para escolher a árvore adequada é ter em consideração o tamanho da sua casa, se o espaço for muito grande deve escolher uma árvore também grande, o mesmo acontece ao contrário, se a sua sala é pequena escolha uma árvore pequena, não se esqueça que a proporção é importante para que a decoração fique bem.
Abaixo segue as dicas de Cecília Dale sobre os tipos de árvores de natal para cada ambiente, vamos conferir?
Para salas amplas e com pé direito alto
Para encher o ambiente, a árvore tem que ter quase a altura do pé direito da sala, deixando espaço apenas para um enfeite no topo. Quando o espaço é grande, as árvores mais apropriadas são as de desenho tradicional, com a base bem larga. Escolha os modelos mais cheios, com o maior número de galhos e ramos (as pontinhas de cada galho), para não ficar com o efeito “transparente”, em que o interior da árvore fica aparecendo.
Para apartamentos do tipo loft ou com pé direito duplo
Aqui o pé direito é alto, mas o espaço no chão geralmente restrito. Uma opção mais moderna e descolada é usar uma das árvores invertidas, chamadas de umbrela tree ou árvores guarda-chuva. Essa é uma novidade que está fazendo muito sucesso nos Estados Unidos. A base é estreita, mas você tem bastante espaço em cima para colocar muitos enfeites, deixando a decoração rica sem tomar o espaço dos móveis. Dá para encaixar o pinheiro entre dois sofás, por exemplo, ou no canto ao lado do aparador.
Para espaços pequenos
Você quer uma árvore tradicional, mas o espaço é restrito? Procure uma do tipo slim, com a base mais magrinha, mas bem cheia de galhos do topo a base. Mais econômica, ela ocupa menos espaço e fica bem recheada gastando menos enfeites que a de base larga (full). Outra opção é usar uma árvore full menor e compensar a falta de altura montando-a sobre uma mesa baixa e cobrir com um “saia” ou encaixar uma base de árvore especialmente feita para esse fim. Este ano, teremos bases em forma sacos de presentes de Natal, outras em forma de cupcakes e outros doces.
Para a recepção do escritório
Se o espaço for razoável, acho que sempre vale investir em uma árvore de pé, que deixa o ambiente bem natalino. Mas se tudo que que você tem é um balcão ou aparador, pode apelar para as mini árvores. Algumas já vem com pinhas e outros pequenos enfeites montados. Para não ficar fora de proporção, a base do pinheiro não deve ultrapassar a largura do balcão. Já que a árvore tem que ser minimalista, vale trocar aquele quadro sem graça de todo dia por uma bela guirlanda na parede acima do aparador e completar a decoração sem ocupar muito espaço.
Para o quarto de hóspedes
Uma coisa que fica simpática para quem vai hospedar parentes em casa para o Natal é deixar uma mini árvore na cabeceira ou aparador do quarto de hóspedes, com um cartãozinho de boas vindas e biscoitinhos caseiros embaixo. Espalha o espírito natalino entre os hóspedes e, se for iluminada, ainda serve de luz noturna.
Esses são os princípios básicos, mas quem tiver ainda alguma dúvida sobre um ambiente mais específico pode passar nas lojas e falar com nossas vendedoras. Elas passaram por um treinamento especial sobre árvores, guirlandas e enfeites este mês e estão afiadíssimas para resolver todas as questões das minhas clientes queridas. No próximo post, vamos ensinar a enfeitar a árvore!
CONVERSATION